sexta-feira, 14 de maio de 2010

As aguas amargas foram transformadas em doces



Palavra ministrada pelo Pastor Haroldo Luis T. Alves neste domingo dia 10 de janeiro de 2010

Texto base: Exodo 15:22 a 27

O contexto é que andaram pelo deserto 3 dias e não achavam agua. Sairam da escravidão do Egito e estavam a caminhar em busca da terra que manava leite e mel conforme a promessa de Deus.

Temos sido chamados para não sermos mais escravos do Egito e de tudo que escraviza.

Para nós, o novo ano siginfica que Deus começa cumprir as promessas feitas antes, naquele tempo e agora tambem.

Os tempos tem sido dificeis e nos vemos como escravos e sem opção de vida.

Deus está levantando um povo que verá os milagres, sinais e maravilhas que ele está preparando para nossos dias.

Assim como fez com os inimigos de antes, fará com os de agora.

Sair da terra da opressão não quer dizer ter alcançado a terra prometida sem esforço, mas quem tem esperado em fé, verá sua conquista completa.

O povo caminhou 3 dias no deserto. Esse é um dos questionamentos que temos se nos vemos convertidos e com problemas. Se nos convertemos porque ainda temos problemas? Temos porque Deus nunca disse que seriamos insentos deles, mas tambem afirma que não ficaremos cativos deles.

O povo depois de 3 dias no deserto não achava água. Nós cristãos muitas vezes somos como aqueles que sairam do Egito e estão a caminho da terra. Já vimos milgares, curas e prodigios, cuidado de Deus para nós, mas estamos secos, aflitos, oprimidos e sem esperança, Nós tambem como pessoas passamos como esse povo, olhando para nós mesmos e vendo somente a sequidão e amargura.

V. 23- encontraram água, mas não existe resposta para o clamor. As águas estão amargas.

O povo encontrou água mas estavam amargas e reclamaram com seus lideres. Nós tambem fazemos assim. Reclamamos com nossos lideres politicos, religiosos, sociais, familiares dizendo:- porque nos trouxeram para essas águas amargas?

V. 24- O que havemos de beber?

V. 25 - Moisés diante disso, não se intimidou achando que ele é que tinha de resolver os problemas do povo. Clamou ao Senhor! Moisés era culpado pelo padecimento do povo? Não, mas nós responsabilizamos nossos lideres que estão ao nosso redor pela nossa situação.

Mas Moises ao invés de se defender ou se explicar, foi clamar ao Senhor.

Assim como reclamaram com alguem que era acima deles, Moises, outros que estào abaixo de nós tambem reclamam de nós.

V. 25- Deus mostrou a Moises uma árvore que foi lançada naquelas aguas e elas se tornaram doces.

Alguem já alcançou a terra prometida? Deus continuará levantando Moises, Josués e outros lideres para que possam ajudar saciar as necessidades do povo.
O segredo para transformar as águas é olhar para a videira verdadeira que é Jesus.
Se buscarmos a Deus, ele nos mostrará a luz do mundo e a agua pura.
Se colocarmos os ramos da videira verdadeira nas aguas amargas elas se tornarão doces.

Ali Deus deu estatutos ao povo e os provou.

Porque Deus cahama alguem das trevas para tomar aguas amargas? Para provar nosso coração.

Como é isso? Quando vem o problema como nos comportamos? Como falamos com Deus? Murmuramos, cobramos dele e de nossos lideres ou colocamos a arvore da vida naquela situação amarga para que suas aguas sejam mudadas de amargas para doces?

V. 26- Se ouvires atentos a voz do Senhor então nossa situação vai mudar.
Quando bebemos agua pela ultima vez? Quando fomos a Deus pela ultima vez e falamos para que as aguas se movessem?
Precisamos de um pregador, de um Moises, alguem que nos dê água? Eles servem para conduzir cada um para que achem sua agua doce.

Não basta ouvir de Deus, tem de prativcar. V. 26 - como estão suas obras diante de Deus? Estão retas? .....se guardares todos os seus estatutos...isso é igual a vida, acolher integralmente às direções de Deus.

O que aconteceu no Egito foi terrivel mas para quem segue o Senhor, praga alguma chegará à sua tenda e mal nenhum chegará em nossa porta.
V. 27- Porque decidiram obedecer chegaram a Elim onde havia 12 fontes de agua e 70 palmeiras, lugar de abundancia e refrigerio.

Hoje nós podemos receber nova àgua que supram todas as nossas necessidades.

Ainda veremos as vitórias do Senhor para nós, hoje e agora.

Nós conseguimos crer que as ultimas chuvas não atingirão o povo de Deus? Salmo 91 diz que se crermos e invocarmos o nome do senhor seremos livres. O salmo 91 não é um texto místico, mas de verdades que quando praticadas tem um fim real.

Por: Pr. Haroldo Luis Torres Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário